Dados Históricos

Dados Históricos

A cidade surgiu com a construção do leito da Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR), em 1867 ligando Jundiaí a Santos, Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que hojev se integra à Rede Ferroviária Federal (RFF), para o transporte de café dos fazendeiros da zona Bragantina. Em 1880 o sítio integrava também Ivoturucaia, que, de acordo com o livro histórico de Manoel Tavares da Silva, possuía posto de telégrafo, de propriedade de João Antonio da Silva e sua mulher, ambos pioneiros de Campo Limpo.
O povoamento teve início da atual rua Joaquim Pereira Pinto, onde foram construídas casa de sapé para trabalhadores da ferrovia. Através de plebiscito, foi garantida a emancipação, efetivada em 1965, com a instalação do município.

Formação do Município

Campo Limpo tornou-se município independente em 28 de fevereiro de 1964, pela Lei Estadual nº 8092/64, separando-se do Município de Jundiaí.
Em 1969 o topônimo foi alterado para Campo Limpo Paulista. Principal indústria: Krupp Metalúrgica Campo Limpo, instalada em 1961, numa área doada pelo Instituto Brasileiro do Café, de um milhão de metros quadrados, mediante o pagamento simbólico de um milhão de cruzeiros.

 

Dados do Município

Área do Município: 84 km2
Distância da Capital: 60 Km
Principal Atividade Econômica: Metalurgia

Bancos
Banco do Brasil
Bradesco
Caixa Ecônomica Federal
Itaú
Santander