Escola do Legislativo - Sexta-feira, 31 de Março de 2023

Workshop Violência Contra Mulher e Aula de Defesa Pessoal

Saiba tudo o que aconteceu nas aulas dessa terça oferecidas pela Escola do Legislativo

Workshop Violência Contra Mulher e Aula de Defesa Pessoal

Aconteceu ontem, na Câmara Municipal, um workshop com um tema de extrema relevância, Violência Contra Mulher. Todos os dias, nos deparamos com casos diversos sobre algum tipo de violência sofrida por mulheres, seja física, psicológica, patrimonial, dentre tantas outras. Durante a pandemia, os índices de feminicídio subiram bruscamente e bateram níveis alarmantes.

A advogada Thabata Suzigan, que já participou de diversos projetos sobre o tema e ministrou o workshop, e suas convidadas, ressaltaram a importância da denúncia. Sabemos que muitas deixam de denunciar seus agressores por medo de represália e até por medo de morte, no entanto, a nossa cidade é totalmente estruturada para acolher mulheres em situação de risco.

O primeiro passo é identificar que está sofrendo algum tipo de agressão ou abuso. Muitas vezes, o abuso psicológico confunde e faz com a vítima se sinta culpada, esse tipo de agressão é praticamente silenciosa, por isso é muito importante estar atenta aos sinais e às dinâmicas da relação. Após o abuso/agressão serem detectados, é necessário fazer a denúncia.

Em nossa cidade, as denúncias podem ser feitas na Guarda Municipal, na Polícia Militar ou ainda, no Hospital de Clínicas, em qualquer UBS e no espaço de Saúde Mental. A vítima será acolhida pela Assistência Social e, se for o caso, transferida para um abrigo.

Se você sofre algum tipo de violência ou conhece alguém que passa por essa situação, denuncie!

Após o workshop sobre Violência Contra Mulher, aconteceu uma aula super bacana de defesa pessoal. O Prof Fernando Morbidelli, que é faixa preta há 14 anos e já foi 03 vezes campeão mundial de jiut-jitsu, ensinou as técnicas básicas de defesa.

Dentre elas, maneiras de como se livrar daquele “puxão de mão” na balada ou daquele abraço inconveniente, maneiras de se livrar de enforcamento, de escapar ao ser abraçada e arrastada em caso de sequestro, etc.

As alunas aprenderam na prática todas as manobras passadas. A aula foi extremamente dinâmica e divertida.

Essa foi mais uma iniciativa da Escola do Legislativo, encabeçada pelo Presidente Dr Cleber Bueno e pelo Diretor Professor JC, e todo conselho.