Utilidade Pública - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023

Câmara Homenageia Profissionais de Educação Física

Desde 2018 é comemorada a Semana do Profissional de Educação Física, através da Lei Municipal Nº 2369/2018.

Câmara Homenageia Profissionais de Educação Física

Nessa última quarta-feira, dia 20, a Câmara Municipal, em parceria com o CREF-SP, homenageou quatro profissionais de Educação Física da nossa cidade.

A homenagem acontece desde o ano de 2018, quando a Lei Municipal Nº2369 entrou em vigor, com o objetivo de conscientizar a população da importância da prática de atividades físicas de maneira regular, sistematizada e orientada, contribuir para a valorização do profissional de educação física, bem como divulgar o seu importante papel na sociedade como profissional da área de saúde, e ainda, informar sobre a importância da Educação Física nas escolas da rede municipal de ensino, com ênfase para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, corporal e sociocultural dos alunos.

Os homenageados foram Alex Lopes Carvalho Ribeiro, Diego Sales de Oliveira, Fernando Alves Silva e Pedro Henrique Alves Bernardes. Além destes, o benemérito foi Odair Ito, pelos relevantes serviços prestados e pela imensa contribuição ao Esporte de Campo Limpo Paulista.

Odair Ito sempre acreditou no poder de socialização e na melhoria da qualidade de vida, tendo com ele o desejo de popularizar o esporte, oferecendo condições para que pessoas de todas as idades aderissem à prática esportiva de forma segura e saudável, assim ele implantou diversas modalidades, especialmente para crianças, além da ginástica feminina e masculina para adultos. Uma de suas maiores realizações foi a conquista da construção do Ginásio de Esportes, hoje “Nenezão”.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr Cléber Bueno, dos vereadores Dr. Gilberto, Kesley Foresto, Edão, Jura, Diego Ito e Tio Dionísio, do Secretário de Esportes Cleber Ulisses, do Secretário de Segurança Integrada Ronaldo Cazelli, da professora Sara Salgado, e de Raide Angélica de Oliveira Nessei, conselheira do CREF.

Também tiveram as apresentações artísticas das alunas Clara e Mikaele, na modalidade ginástica artística, com a coreografia da professora Tatiana, e ainda, a vencedora do Festival Gospel da cidade Tammy Pereira Gabriel.

A Câmara Municipal parabeniza todos os profissionais de Educação Física que são responsáveis pela saúde, por contribuir com a qualidade vida de todos nós.

Confira abaixo os extensos currículos dos homenageados:

Alex Lopes Carvalho Ribeiro, tem 28 anos, é casado e tem um filho. É bacharel em Educação Física pela ESEF Jundiaí em 2017, pós graduado em Fisiologia do Exercício pela CEFIT em 2022, e tem experiência em treinamento avançado, terceira idade, diabéticos e hipertensos. Atualmente atua na área fitness, esportiva e profilaxia; é Personal Trainer em academias e já trabalhou como treinador na Clínica da Saúde da Unifaccamp entre os anos de 2021 e 2022.

Diego Sales de Oliveira, possui Bacharelado em Educação Física. É Mestre e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Foi pesquisador no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE) e pesquisador no Laboratório de Miopatias Inflamatórias da Faculdade de Medicina da USP. Como pesquisador, recebeu dois prêmios internacionais por suas pesquisas sobre exercício físico e doenças autoimunes reumatológicas, sendo pioneiro em investigar os benefícios do exercício físico em algumas dessas doenças. Enquanto professor, foi professor do curso de Educação Física pelo Centro Universitário Padre Anchieta, e, atualmente é professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) e professor do curso de Pós Graduação em Educação Física na Saúde em Ambiente Hospitalar da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência nas áreas de Fisiologia do Exercício, Exercício Físico nas Doenças Crônicas e Degenerativas, Respostas Agudas e Crônicas ao Exercício Aeróbio e de Força e Imunologia do Exercício.

Fernando Alves Silva é formado em Educação Física pela ESEF Jundiaí, pós graduado em Fisiologia do Exercício na Universidade Estácio de Sá. Possui certificado III & IV Internacional de Personal Trainer obtidos na Austrália e Dubai. Atualmente é professor e proprietário da Academia Kangaroo.

Pedro Henrique Alves Bernardes tem licenciatura e bacharelado em Educação Física pela UNIP Jundiaí, pós graduado em Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento (Futebol e Futsal) e em Treinador Licença C pela CBF. Possui grande experiência no Futebol Amador, é Coordenador e Professor da Escolinha de Futebol da Escola Paulista F.C, Professor de Educação Física na EMEF Oswaldo Grandizoli, é Personal Trainer, e já foi preparador físico de futebol profissional e de base, educador esportivo de atletismo, e ainda, professor na Escolinha de Futebol na Escola de Futebol A.D São Caetano.