Nessa última terça-feira, dia 23, a Câmara abriu as portas para receber a palestra “A Importância do Esporte para Pessoas com Deficiência”. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, e contou com dois palestrantes de peso: Carlos Magno Pezzatto, graduado em Educação Física Adaptada, voluntário no Núcleo de Esportes Adaptados e professor da APAE, e Alexandre Santiago, professor do Centro de Referência Paraolímpico.
Os professores provaram na palestra que não há limitações para pessoas com deficiência, todo esporte e toda atividade física podem ser adaptados. Existem inclusive, atletas deficientes de alto rendimento que alcançaram o patamar profissional.
Embora não seja divulgado nas grandes mídias, o Brasil está entre os 10 melhores países nas Paraolimpíadas. A falta de divulgação também impacta diretamente no patrocínio, a maioria dos atletas enfrenta dificuldades em encontrar patrocinadores para que consigam chegar mais longe, além disso, o silêncio sobre o esporte adaptado faz com que muitos pais não conheçam as práticas, fazendo com que seus filhos percam a oportunidade de inserir o esporte em suas vidas.
O evento também contou com a participação do coral de libras Ministério Efrain.
Campo Limpo Paulista