Administração - Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021

Reunião das Câmaras do Aglomerado Urbano de Jundiaí discutiu criação do Parlamento Regional

AUJ conta com as cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Várzea Paulista e Jundiaí.

Na última quinta-feira (26), os presidentes das Câmaras Municipais das cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí se reuniram para discutir a criação da Região Metropolitana de Jundiaí, anunciada recentemente pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, assim como a formação do Parlamento Regional.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Jundiaí e contou com a participação dos Presidentes das Câmaras de Cabreúva, Fátima Barbosa; Campo Limpo Paulista, Diego Ito; Itupeva, Jota Júnior; Jarinu, Simone Gerez; e Várzea Paulista, Mauro Aparecido; além do anfitrião Faouaz Taha.

Foram debatidas propostas para melhorar, em âmbito regional, os serviços e políticas públicas nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e mobilidade.

O encontro também foi o primeiro passo para a criação do Parlamento Regional, que deverá ser formado assim que a Região Metropolitana de Jundiaí for formalizada.

O Parlamento Regional será um conselho consultivo composto por dois vereadores de cada município, sendo um titular e um suplente, escolhidos em processo transparente pelos seus pares em cada Câmara Municipal. O mandato será de dois anos.
Caberá aos vereadores que integrarem o Parlamento Regional apresentar, em suas respectivas Câmaras Municipais, leis que forem necessárias para a implementação de políticas públicas regionais, que impulsionem as potencialidades e solucionem problemas que são comuns nos municípios.